Seguidores

domingo, 19 de junho de 2011

Quantas tampinhas estão a ir para o lixo?

Há pequenos gestos que não custam nada e podem fazer a diferença. Talvez o mais divulgado seja a recolha de tampinhas. Muitas vezes, contudo, pouco tempo depois, temos a carteira e a casa cheia de tampas, que não sabemos onde entregar. Para quem tem esse problema, fica uma sugestão, conheçam a associação Dar a Sorrir, em http://www.darasorrir.com/ ou http://www.facebook.com/pages/Dar-a-Sorrir/134932923246150?sk=wall#!/pages/Dar-a-Sorrir/134932923246150?sk=wall#!/media/set/?set=a.150905011648941.38481.134932923246150. Para quem quiser ir directamente aos pontos de recolha, basta carregarem em http://www.darasorrir.com/pontos-de-recolha.html. Porque este blog nasceu para ser desafio, aqui ficam duas sugestões:
1. Hoje, tenta recolher mais alguma coisa para além das tampinhas. Não sei se sabes, mas não só tampinhas que servem para esta causa. Também podes juntar as embalagens com os números 2, 4 e 5. O que significam os números? Os materiais de que são feitos, segundo a seguinte tabela: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjlxktCk-xkXtMiUsCPPwfR5mLse1Y2m0NUuYAgHHU_2GeGU-PLex-1gWpcESu96wVmYPl2D8FvBnFYHKtDr45Q7X2cv-uegrZH2Mg5w8ctXRo8eiNjv_10F2EwiYur27Y0mCLtfaE0cA/s320/simbolos-reciclaveis.gif.
Quando encontrares uma embalagem que sirva, podes avisar aqui. Afinal, queremos todos facilitar estes pequenos gestos, não é?
2. Hoje, pensa se estás a deitar mão a todas as tampinhas que podes juntar.
  • No café a que vais todos os dias, o que costumam fazer às tampas? Vão para o lixo/reciclar bem agarradinhas ao resto da embalagem? Será que não consegues convencer aquele empregado simpático a guardá-las? Quem sabe até pudessem ser um ponto de recolha...
  • No teu emprego, não há um cantinho para se recolherem as tampas?
  • Ainda és estudante? Na tua escola ou faculdade, o que fazem às tampas? Se ainda não forem guardadas, será que consegues que passem a ser?
  • Já falaste com todos os teus amigos e conhecidos para também recolherem? E já os convenceste a dizerem a todos os seus amigos e conhecidos? Se todos o fizerem, de caminho, na China também vão estar a recolher ;)
  • Vais a um piquenique ou à praia?Não há umas tampinhas caídas no chão que possas apanhar? É um dois em um, ajudar a manter limpo e ter mais tampas para entregar a quem precisa.
Sim, nós acreditamos no efeito dominó dos pequenos gestos. Também acreditas? Um, dois, três...começou uma nova ronda :D
À medida que fores dando pequenos passos, partilha aqui. Os resultados podem ser importantes para desafiarmos outros, afinal, dividir é multiplicar.

2 comentários:

Ana Montenegro disse...

Aqui em casa já há um saquinho para recolher tampinhas (:

Anónimo disse...

Obrigada Ana, em nome de todos os que podem ser beneficiados com este gesto, o nosso muito obrigada.